Participe! Inscrições 30 minutos antes de cada oficina

Programação



8H às 9H30

Astronomia divertida para crianças

O curso é voltado para crianças e tratará de conceitos básicos de astronomia, além de incluir jogos e brincadeiras em seu conteúdo. Os participantes também terão a oportunidade de observar as constelações com a ajuda de aplicativos gratuitos que podem ser usados em tablets e celulares.



10h às 11h30

Trabalhando a liderança com blocos de montar

Nesta oficina, os participantes utilizam blocos de montar para exercitar questões relacionadas à liderança e à criatividade no ambiente de trabalho. A atividade é voltada principalmente para alunos do curso de Administração.



13h30 às 15h

Uso da Matemática e da Administração com LEGO

Os blocos de montar são usados nesta oficina como ferramenta para a aprendizagem de tópicos de Administração e Matemática, dentro do currículo das disciplinas de turmas do primeiro ano técnico em Administração.



15h30 às 17h

Aplicativos digitais como ferramenta de aprendizagem de Ciências e Matemática

Os participantes terão a oportunidade de conhecer e testar aplicativos digitais voltados para a aprendizagem de tópicos de Matemática e Ciências que fazem parte do currículo do ensino fundamental.



18h15 às 19h40

Matemática descomplicada com a ajuda da tecnologia

Nesta oficina, serão apresentados aplicativos gratuitos para smartphones e tablets que auxiliam nos estudos de Matemática, especialmente para alunos do ensino médio.



20h às 21h30

MagicPlan: Criando plantas residenciais com smartphones

Criar plantas baixas para planejar uma reforma ou mesmo a compra de móveis pode se tornar algo simples com apenas alguns cliques. A oficina mostrará como funciona um aplicativo que transforma fotos de um ambiente numa planta e calcula as medidas.





8h às 9h30

Aprenda a editar fotos e vídeos diretamente do tablet

A oficina, voltada para o público iniciante, mostrará de forma descomplicada como transformar registros simples, feitos com celular ou tablet, em trabalhos com cara de profissional. O conteúdo incluirá dicas básicas de ponto de corte, uso de filtros, criação de legendas e efeitos sonoros, além dos principais cuidados a se tomar na hora do clique.



10h às 11h30

TecnoSports: Perca calorias brincando com o Xbox

Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do game, que inclui modalidades esportivas como boxe, vôlei e corrida. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.



14h às 18h

Estudos de caso: Uma metodologia para o ensino

O curso faz parte do "Ciclo de Formação Continuada de Docentes", do Centro de Referência do IFFluminense, e tem o objetivo de mostrar a aplicabilidade da metodologia de estudo de caso no ensino.



18h15 às 19h40

TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança

Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.



20h às 21h30

MagicPlan: Criando plantas residenciais com smartphones

Criar plantas baixas para planejar uma reforma ou mesmo a compra de móveis pode se tornar algo simples com apenas alguns cliques. A oficina mostrará como funciona um aplicativo que transforma fotos de um ambiente numa planta e calcula as medidas.





8h às 9h30

TecnoSports: Perca calorias brincando com o Xbox

Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do game, que inclui modalidades esportivas como boxe, vôlei e corrida. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.



10h40 às 12h

O mapa conceitual como aliado na organização dos estudos

Por meio de um aplicativo digital, os participantes aprenderão a organizar conteúdos através dos mapas conceituais. A oficina será voltada para o uso do recurso em sala de aula, com exercícios práticos.



10h40 às 12h

Uso da Matemática e da Administração com LEGO

Os blocos de montar são usados nesta oficina como ferramenta para a aprendizagem de tópicos de Administração e Matemática, dentro do currículo das disciplinas de turmas do primeiro ano técnico em Administração.



13h30 às 14h50

Fotografia com smartphone como reflexão do processo criativo

A oficina será baseada no uso de aplicativos que utilizam a linguagem fotográfica como estímulo ao processo criativo dos participantes, de forma lúdica e interativa.



13h30 às 14h50

Truques e Dicas com Google

O Google é repleto de recursos de pesquisa úteis para o dia a dia. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns deles e praticar formas diferenciadas de pesquisa para otimizar os resultados.



15h às 17h

TecnoDance: Saúde em dia no ritmo da dança

Uma animada disputa de dança com o Xbox será o pano de fundo para uma discussão sobre o uso das novas tecnologias como aliadas no combate ao sedentarismo. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.



15h às 17h

Debate – "Novas Tecnologias na Educação"

A mesa-redonda terá a presença de especialistas no uso de tecnologias na educação, que abordarão temas como "Realidade aumentada e suas aplicações na educação", "Mapa conceitual como ferramenta de ensino e aprendizagem", "Possibilidades de uso das ferramentas do Google no ensino" e "Experiências de uso da Tecnoteca no Campus Itaperuna".



17h às 18h

Lançamento do livro "Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares"



19h às 21h

Pokemon Go: Capturar ou ser capturado?

O debate abordará questões sociológicas e de mercado da febre "Pokemon Go", um jogo recentemente lançado no Brasil e que utiliza a realidade aumentada como forma de entretenimento. Serão apresentadas as funcionalidades do jogo, seus aspectos tecnológicos e situações positivas e negativas que têm sido geradas na sociedade por conta do game.





8h às 9h30

Currículo na Era Digital: conheça aplicativos que ajudam a fazer a diferença na busca por emprego

Smartphones e tablets podem ser grandes aliados na busca por emprego atualmente. Nesta oficina, os participantes conhecerão aplicativos digitais que auxiliam quem quer fazer desde um currículo até apresentações profissionais.



10h às 11h30

Processo eleitoral e estruturas de governo no Brasil

A oficina apresentará, de forma interativa, as estruturas de governo e o processo eleitoral no Brasil. Serão usados tablets e mesas redondas em simulações com os participantes, que poderão aprender um pouco mais sobre o funcionamento das organizações políticas, da gestão pública e das eleições com a utilização de urnas eletrônicas.



13h30 às 15h

TecnoSports: Perca calorias brincando com o Xbox

Os participantes vão duelar, numa animada competição digital, para ver quem leva o título de campeão do game, que inclui modalidades esportivas como boxe, vôlei e corrida. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer melhor o funcionamento do jogo e aprender na prática sobre os benefícios do mundo digital também para a saúde.



15h30 às 17h30

TecnoChess: Introdução ao xadrez

Aprenda os primeiros passos para jogar xadrez, com a ajuda de aplicativos disponíveis gratuitamente para celulares e tablets, em que é possível conhecer as jogadas feitas por cada peça do tabuleiro e praticar, mesmo não conhecendo plenamente as regras do jogo.



18h15 às 19h40

O celular como ferramenta para calcular o gasto com a luz

A oficina ensinará aos participantes como calcular quanto se gasta em casa com cada aparelho eletrônico e eletrodomésticos, abordando ainda questões sobre consumo sustentável e economia. A atividade será baseada no aplicativo digital Casa Virtual, da Eletrobras.



20h às 21h30

TecnoChess: Analisando as melhores partidas de todos os tempos

A oficina é voltada para jogadores de xadrez de nível intermediário, que queiram aprender a analisar partidas, com o auxílio de recursos digitais. Ao final, haverá uma disputa para colocar em prática as estratégias de jogo.





8h às 9h30

Kahoot: criação e utilização de um game como proposta didática para revisão de conhecimentos

A apresentará o funcionamento da plataforma Kahoot, de criação de questionário, pesquisa e quiz, baseada em jogos com perguntas de múltipla escolha.



10h às 11h30

Include: Inclusão digital para todas as idades

A oficina apresentará recursos tecnológicos de uma forma divertida e interativa para um público preferencialmente formado por pessoas a partir de 60 anos. Serão feitas atividades com o uso de tablets e da lousa digital, além de discutidas questões sobre acessibilidade e os direitos dos idosos no Brasil.



13h30 às 15h

Currículo na Era Digital: conheça aplicativos que ajudam a fazer a diferença na busca por emprego

Smartphones e tablets podem ser grandes aliados na busca por emprego atualmente. Nesta oficina, os participantes conhecerão aplicativos digitais que auxiliam quem quer fazer desde um currículo até apresentações profissionais



15h30 às 17h

Coração: mitos e verdades

Como funciona o órgão mais importante do corpo humano? Numa viagem com o auxílio de um programa interativo na lousa digital, os participantes poderão acompanhar a simulação do funcionamento do coração, seus reflexos em todo o organismo e o que de fato é verdade ou apenas mito nos cuidados com o sistema cardiovascular.



18h15 às 19h40

Currículo na Era Digital: conheça aplicativos que ajudam a fazer a diferença na busca por emprego

Smartphones e tablets podem ser grandes aliados na busca por emprego atualmente. Nesta oficina, os participantes conhecerão aplicativos digitais que auxiliam quem quer fazer desde um currículo até apresentações profissionais.